John O'Keefe e o casal May-Britt Moser e Edvard I. Moser são os vencedores do prémio Nobel da Medicina.
Os três cientistas são responsáveis pela descoberta das células cerebrais responsáveis pela capacidade de orientação no espaço, uma espécie de "GPS interno", refere o comunicado do comité.
A descoberta responde às perguntas: "Como sabemos onde estamos?", "como conseguimos encontrar o caminho de um lugar para o outro?" e "como conseguimos armazenar essa informação de forma a também o conseguimos encontrar imediatamente da próxima vez?"
De acordo com a nota dirigida à imprensa, a primeira grande descoberta nesta área foi alcançada pelo norte-americano O' Keefe, em 1971. Em 2005, os noruegueses Moser fizeram relevantes avanços.
Uma semana Nobel
Esta segunda-feira, marca o arranque da semana de divulgação do Nobel de 2014, que decorre até 13 de Outubro.
Segue-se na terça-feira o Nobel da Física. Na quarta-feira será a vez de ser conhecido o laureado com o Nobel da Química. O Nobel da Literatura será conhecido dia 9 de Outubro.
Como é habitual, em Oslo, dia 10, será anunciado pelo presidente do Comité Nobel Norueguês, Thorbjørn Jagland, o prémio Nobel da Paz. O prémio Sveriges Riksbank de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel será anunciado a 13 de Outubro.
Todos os prémios serão entregues a 10 de Dezembro, aniversário da morte do magnata sueco fundador do galardão, Alfred Nobel (1833-1896), químico e inventor da dinamite.
Em mais de um século de entrega de prémios foram distinguidas 22 organizações, 847 pessoas, incluindo 44 mulheres.
Os galardoados recebem um diploma, uma medalha de ouro e prémio monetário de cerca de 900 mil euros.