Os Estados Unidos e a Índia selam a reconciliação, frente à parada militar do dia da nação em Nova Deli. Barack Obama, que se encontra no país até terça-feira, é o primeiro presidente norte-americano a ser convidado de honra do desfile do dia nacional.
Uma visita de três dias ao primeiro-ministro, Narendra Modi e ao presidente Pranab Mukherjee, para pôr fim à tensão diplomática entre os dois países, depois da detenção de uma diplomata indiana em Nova Iorque, em 2013, acusada de espionagem.
Uma reconciliação selada também em torno de um acordo de cooperação no setor do nuclear civil e o reforço das relações bilaterais. Na última década, as trocas entre os dois países foram multiplicadas por cinco, elevando-se a 100 mil milhões de euros, Obama espera prosseguir na mesma linha nos próximos cinco anos.
No seu discurso comemorativo dos 65 anos da declaração da república, o presidente indiano tinha evocado a questão da luta contra a violência sobre as mulheres como um dos principais desafios do país.