O rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdulaziz, surpreendeu tudo e todos ao nomear o sobrinho como príncipe herdeiro, segundo na linha de sucessão.
Mohammed bin Nayef foi o nome escolhido pelo monarca que deixou para trás o irmão, o príncipe Moqren bin Abdul Aziz bin Saud.
O ministro do Interior conhecido pelo trabalho no combate ao terrorismo na Arábia Saudita foi alvo de um atentado, em 2009.
Desde a morte de Abdulaziz al Saud, em 1953, o trono foi sendo, sucessivamente, ocupado pelos filhos.Salman foi o sexto a assumir o cargo.
Esta nomeação marca a entrada da segunda geração de príncipes – os netos do rei Abdulaziz, fundador do reino saudita – na linha de sucessão.
O novo príncipe herdeiro tem 55 anos. Nasceu em Jidá e é filho do falecido Naif bin Abdul Aziz, irmão do atual rei. Mohammed bin Nayef estudou Ciências Políticas nos Estados Unidos e especializou-se em assuntos militares.
Mohammed bin Salman: o futuro homem forte do país
O rei da Arábia Saudita designou, ainda, um dos filhos, Mohammed bin Salman, como segundo na linha de sucessão.
A falta de experiência e de carisma não impediram que fosse, recentemente, escolhido pelo rei para ministro da Defesa. Um cargo decisivo na luta contra os rebeldes huties no Iémen.
Mohammed bin Salman de 33 anos licenciou-se em Direito em Riade e começou a carreira profissional em 2009 como consultor do pai.