Na manhã deste domingo, dia 10, o Papa Francisco encontrou-se no seu gabinete da Sala Paulo VI com o Presidente de Cuba Raul Castro. Grande cordialidade entre ambos num ato pleno de significado e que teve como propósito o agradecimento do Presidente Castro ao Papa pelo seu papel ativo desenvolvido em favor das relações entre Cuba e os Estados Unidos da América. Castro apresentou os sentimentos do povo cubano que aguarda a visita do Santo Padre no próximo mês de setembro.
No encontro, estritamente privado e que durou cerca de uma hora o Presidente de Cuba ofereceu ao Papa uma medalha comemorativa dos 200 anos da Catedral de Havana e um quadro do artista cubano Kcho sobre a tragédia dos migrantes, inspirado na viagem do Papa Francisco a Lampedusa em 2013.
O Papa, por sua vez, ofereceu uma cópia da Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium” e um grande medalhão que representa S. Martinho que cobre o pobre com o seu manto. Este presente é particularmente significativo para o Santo Padre, como o próprio declarou, porque recorda não só o empenho de ajudar o pobre mas também de promover a sua dignidade.
No acolhimento ao Presidente Castro estiveram também o Prefeito da Casa Pontifícia, mons. Gaenswein, o substituto para os assuntos gerais da Secretaria de Estado, mons. Becciu, e o secretário para as relações com os Estados, mons. Gallagher.
O Papa Francisco visitará Cuba no próximo mês de setembro.