Em Atenas Grécia, os líderes dos partidos políticos reuniram-se esta Sexta-feira com o Presidente da República por ocasião do 41º aniversário do fim da ditadura em 1974.
À exceção do líder do neo -fascista do Golden Dawn, que não foi convidado, Tsipras e os líderes dos principais partidos políticos tiveram oportunidade de discutir a situação política e económica do país, à luz das negociações com os credores para um novo pacote de ajuda que divide os gregos.
Tsipras parece enfrentar uma feroz oposição no seu próprio campo alguns observadores políticos pensam que uma divisão no partido do governo deve ser inevitável assim como eleições legislativas antecipadas
“Temos respostas do primeiro-ministro, ele vai fazer o que for possível para resolver todos os problemas que surgiram nos últimos meses e fazer com que o o povo grego se sinta mais confiante”.
“Não há tempo para mais mentiras, ou tempo para tomar decisões difíceis. Não há nenhuma maneira de se entenderem uns aos outros e trabalhar juntos a fim de garantir a manutenção da Grécia na zona euro”.
O enviado da Euronews a Atenas comenta: “Apesar do apoio que tem no parlamento pelos principais partidos da oposição, Alexis Tsipras e o seu governo está em apuros, com vários dos deputados do SYRIZA a votaram contra o novo acordo com os credores. Face ao perigo de ficar sem maioria para liderar o governo muitos sentem que o primeiro-ministro considera seriamente a possibilidade de convocar uma eleição geral no início do Outono”.