Alemanha, França e Itália defendem a revisão imediata das regras concessão de asilo da União Europeia (UE), avança o Ministério italiano dos Negócios Estrangeiros.
Num documento conjunto, os chefes da diplomacia dos três países apelam a uma “justa” distribuição dos migrantes e refugiados no espaço comunitário.
A actual crise dos migrantes “demonstrou claramente os limites e defeitos” das actuais regras de concessão de asilo, alertam.
Numa altura em que a Europa está confrontada com a pior crise de refugiados desde a II Guerra Mundial, Alemanha, França e Itália pedem uma “resposta forte” por parte dos Estados-membros.
Os três países vão levar a proposta conjunta a debate na reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, marcada para sexta-feira e sábado, no Luxemburgo.
A Comissão Europeia prepara-se para apresentar, em princípio já na próxima semana, um novo plano de distribuição de refugiados entre os Estados-membros.
Tudo indica que serão ajustes ao plano da Comissária Federica Moguerini, já aprovado pelos 28.
O plano de Bruxelas será apresentado ainda antes da reunião de emergência de ministros do interior, que está marcada para dia 14.