Numa altura em que a crise de migrantes na Europa gera cada vez mais tensões entre os Estados a chanceler alemã Angela Merkel esteve na Turquia, sábado, para se encontrar com o primeiro-ministro do país, Ahmet Davutoglu.
Acompanhada pelo chefe do governo turco, Merkel visitou uma escola e conversou com as crianças do campo de refugiados de Nizip tendo depois seguido para uma discussão sobre a crise migratória com o presidente do Conselho da União Europeia (UE), Donald Tusk, e o vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans.
“Essas áreas podem ser facilmente identificados, perto da fronteira turco-síria e temos defendido que devem ser feitos todos os esforços para salvar as pessoas que tiveram de deixar a sua terra natal. É por isso que acredito que estas áreas são muito importantes . “
Aberto em 2013, este campo abriga quase 5 mil refugiados sírios, incluindo 1,9 mil crianças, de acordo com o governo turco.
A Comissão Europeia já gastou 77 milhões de euros em vários projetos na Turquia, aos quais devem ser adicionados outros 110 milhões.
O enviado da Euronews comenta: Com esta visita, Merkel, Tusk e Timmermans viram as necessidades dos refugiados e observaram os esforços da Turquia no campo. Esta visita provavelmente vai orientar o processo europeu na tomada de decisões sobre a questão da imigração”.