Primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, acolhe os líderes do G7 reunidos esta quinta-feira, para o primeiro dia da cimeira de Ise-Shima, região central do Japão, um encontro dedicado a temas económicos e política de segurança externa, após uma cerimónia de boas vindas na simbólica Xintoísmo de Ise .
Os líderes da Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido chegararam um dia antes para reuniões bilaterais no meio de um amplo aparato de segurança.
A cimeira visa a adopção de uma declaração que irá destacar a importância de medidas fiscais, monetárias e estruturais para reavivar a economia global.
Esta abordagem combinaria as posições do Japão, Estados Unidos e Canadá, defendendo políticas comuns de estímulo fiscal e de investimento público para promover o consumo.
Uma parte das reuniões do dia será também dedicada ao comércio internacional, para discutir a implementação do Acordo Trans-Pacific Partnership (TPP) e as negociações em curso para um acordo de comércio livre entre a União Europeia eo Japão, bem como política externa e de segurança marítima.