O Papa Francisco recebeu em audiência, no Palácio Apostólico do Vaticano, o Presidente da República Democrática do Congo, Joseph Kabila que, em seguida, teve um encontro com Dom Paul Richard Gallagher, secretário para as Relações com os Estados.
"Durante as conversações cordiais - informa a Sala de Imprensa do Vaticano - foram evocadas as boas relações existentes entre a Santa Sé e a República Democrática do Congo, com especial referência para a importante contribuição da Igreja Católica na vida da Nação através das suas instituições de carácter educacional, social e de saúde, bem como para o desenvolvimento e a redução da pobreza. Neste contexto, foi expressa satisfação recíproca pela assinatura do Acordo-Quadro entre a Santa Sé e o Estado, que teve lugar a 20 de maio do ano passado”.
"Foi dada especial atenção aos graves desafios colocados pela actual situação política e os recentes combates que se verificaram na capital. E foi sublinhada a importância da colaboração entre os actores políticos e os representantes da sociedade civil e das comunidades religiosas, em favor do bem comum, mediante um diálogo respeitoso e inclusivo para a estabilidade e a paz no País”.
"Finalmente, as atenções se centraram na persistente violência que afecta a população no leste do País, e na urgência de uma cooperação a nível nacional e internacional para prestar a assistência necessária e restabelecer a convivência civil”.