A candidata democrata à Casa Branca venceu o primeiro frente-a-frente com o adversário republicano. É o que revela a sondagem da CNN feita logo a seguir ao debate, que decorreu na segunda-feira (madrugada de terça em Lisboa), na Universidade Hofstra.
A grande maioria dos eleitores (62%) que viram o debate na televisão considera que Hillary Clinton se expressou melhor do que Donald Trump e revelou mais conhecimento na maior parte das matérias, como segurança e organizações internacionais.
Por outro lado, 27% dos espectadores consideram que Donald Trump esteve melhor no debate.
O frente-a-frente durou 90 minutos, hora e meia de acusações cruzadas e interrupções mútuas, em que Hillary Clinton e Donald Trump quase ignorando quase por completo os esforços do moderador, o jornalista Lester Holt.
Hillary Clinton acusou Donald Trump de continuado comportamento racista. Numa menção à polémica suscitada por Donald Trump sobre se Barack Obama teria efectivamente nascido em território norte-americano, Hillary Clinton lembrou que a carreira política do candidato republicano começou com uma batalha judicial motivada por comportamentos xenófobos.
“O Donald começou a carreira política em 1973 sendo processado pelo Departamento de Justiça por discriminação racial, porque não alugou apartamentos a cidadãos afro-americanos que trabalhavam para ele. Ele queria certificar-se que as pessoas compreendiam que essa era a política. Na verdade, foi processado por duas vezes pelo Departamento de Justiça e tem um longo histórico de incitamento ao comportamento racista”, afirmou a candidata do Partido Democrata.
Do outro lado, Donald Trump criticou a condução da política económica da administração Obama, de que Clinton fez parte. O candidato republicano responsabiliza a adversária de ter contribuído para a perda de milhares de postos de trabalho nos Estados Unidos.
“Vejam o Ohio e todos os outros estados onde se perdem postos de trabalho e onde as empresas não aguentam. Hillary, gostaria de lhe perguntar isto: tem responsabilidades políticas há 30 anos. Por que razão só se preocupa em apresentar soluções agora?”, questionou o candidato apoiado pelo Partido Republicano.
Este foi o primeiro de três debates a caminho das eleições presidenciais norte-americanas marcadas para 8 de Novembro. Os próximos são a 9 e 19 de Outubro.
Antes, defrontam-se os candidatos a vice-presidente, Tim Kaine (democrata) e Mike Pence (republicano), que têm encontro marcado para a noite de 4 de Outubro.