Os Talibans voltam a atacar em pleno centro de Cabul, em duas instalações do Parlamento, matando pelo menos 24 pessoas e ferindo dezenas de outras, recorrendo a um duplo atentado com kamikaze e carro bomba.
Pelo menos 24 mortos e dezenas de feridos é ainda o balanço provisório de um duplo atentado esta terça-feira, (10) contra dois anexos do Parlamento afegão na capital do Afeganistão, Cabul, levado a cabo por um kamikaze e um carro com explosivos.
Duplo atentado dos talibans que queriam castigar a secreta afegã
Os talibans reivindicaram imediatamente o duplo atentado numa mensagem no Twitter garantindo que tinham como alvo o NDS, serviços secretos afegãos que acusam de terem instalações nesses edifícios.
Por seu lado, o porta-voz do ministério do Interior, Seddiq Sediqqi, declarou que a primeira explosão ocorreu em numa paragem de mini-autocarros aguardando a chegada de empregados da administração pública e privada saindo do trabalho.
O primeiro ataque foi levado a cabo pelo kamikaze, disse ainda, o porta-voz do ministro, sublinhando que estão a verificar a identidade das vítimas.
Anexos do Parlamento acolhem escritórios de comissões técnicas
Não se sabe ainda se havia deputados nesses edifícios onde estão diferentes comissões técnicas e se alguns deles estarão entre as pessoas mortas ou feridas.
Pouco depois dava-se o segundo atentado com carro bomba que explodiu matando algumas pessoas, que estavam em frente a um dos anexos do Parlamento.
Enfim, não é a primeira vez que anexos do Parlamento do Afeganistão são atacados, recordando, pelo menos o atentado de Junho de 2015, que provocou então a morte de 2 civis e 7 Talibans.