Felipe VI, Rei de Espanha, falou esta terça-feira aos cidadãos, num breve discurso transmitido pela televisão. Disse que a vida democrática espanhola passa por “momentos muito graves”. Acusou o Governo regional catalão de querer fracturar a sociedade da Catalunha.
O Rei de Espanha falou numa Catalunha em estado de confronto. Felipe VI disse que as autoridades catalãs têm falhado no cumprimento da Constituição de forma deliberada. Um incumprimento que se traduz também, para Felipe VI, numa violação do Estatuto de Autonomia da Catalunha:
“Desde há algum tempo, certas autoridades da Catalunha têm vindo a falhar, de forma reiterada, consciente e deliberada, no cumprimento da Constituição e do Estatuto da Autonomia, a lei que reconhece, e ampara as instituições históricas do Governo da Catalunha”, disse Felipe VI.
“As decisões das autoridades vulneraram de forma sistemática as leis aprovadas de forma legal. Mostraram uma falta de lealdade inadmissível em relação aos poderes do Estado. Uma conduta irresponsável que pode pôr em risco a estabilidade económica e social da Catalunha e de toda a Espanha”, continuou.
Felipe VI concluiu o discurso insistindo no firme compromisso para com a Coroa, para com a Constituição e para com a Democracia e insistiu no entendimento e unidade de todos os espanhóis. Sobre a actuação das forças policiais na Catalunha no dia do referendo, muito criticadas pelo Governo regional nem uma palavra da parte do Rei de Espanha.