Neste 30 de Agosto de 2019 e, a pedido dos bispos nacionais, foi dedicado o dia de Oração pela Paz na Nigéria, onde a população do país está entre a espada e a parede: por um lado as prepotências dos políticos, militares e forças da ordem; por outro, a violência e as razias dos pastores Fulani e de outros grupos – denunciam numa carta pastoral dos bispos da província eclesiástica de Owerri (sudeste do país) que para além da homónima arquidiocese metropolita, compreende diversas outras dioceses sufragâneas: Aba, Ahiara, Orlu e Umuahia.
“Sede fortes! Não tenhais medo!”
A população está a passar por ameaças insuportáveis – lê-se na carta intitulada “sede fortes! Não tenhais medo!” “Todos os dias, em todos os nossos Estados, ouvimos histórias tristes de raptos, estupros, mutilações, extorsões, açambarcamento de terra, assassinatos e destruições das fontes de sustentamento das pessoas. Continuamos a esperar em vão que os funcionários públicos eleitos e os agentes de segurança protejam os cidadãos como estipulado na Constituição” – escrevem.
O drama do desemprego juvenil
Outra situação alarmante relevada pelos bispos é o forte desemprego juvenil que faz com que “muitos jovens procurem, sem escrúpulos, ganhar muito dinheiro em pouco tempo, em vez de procurar trabalhos criativos, inováveis e rentáveis”. Os prelados exortam, por isso, os fiéis a “permanecer firmes na fé e na confiança em Deus, que constituem a nossa principal fonte de força”, mas – advertem – “não se pode abusar da abertura e amizade dos cristãos para se fazer como se não existissem.”
O governo tutele os cidadãos
“O governo nigeriano e os seus líderes – continua a carta – devem assumir a obrigação constitucional de proteger e defender cada cidadão nigeriano independentemente da sua pertença religiosa ou étnica” – caso contrário “o sentido de unidade nacional da Nigéria se torna insignificante e inútil. Lá onde o governo não consegue proteger e defender o povo, os cidadãos serão obrigados a defender-se por si sós.”
30 de Agosto, Dia de oração para a Paz
Na carta os bispos exortam os cristãos a rezar e a permanecer vigilantes “na promoção da visão cristã a fim de contrastar a ideologia brutal do ódio, da malvadez e da violência”. E para isso hoje 30 de Agosto terá nas Diocese da Província Eclesiástica de Owerri um Dia especial de Oração pela Paz na Nigéria – refere a agência noticiosa, Fides.