A petrolífera britânica British Petroleum (BIPI) começou neste sábado a introduzir uma mistura de bolas de golfe velhas, pedaços de pneus no poço de petróleo, rompido no Golfo do México para tentar conter o vazamento que vem despejando milhares de barris de petróleo no mar desde o dia 20 de Abril.
A empresa espera que a utilização desse material ajude a acelerar o processo de contenção do vazamento, já considerado o pior desastre ambiental da história dos Estados Unidos da América.
O presidente da BP, disse que a estratégia, nunca antes testada numa profundidade tão grande quanto a do poço no Golfo do México - 1.500 metros -, está seguindo "de acordo com os planos".
No entanto, o responsável afirmou que, possivelmente, neste domingo será possível saber se a tentativa de conter o vazamento foi ou não bem sucedida.
E o presidente americano, Barack Obama disse, sexta-feira, que vai pedir contas à BI.PI. pelos custos da mancha de óleo, ainda assim, garantiu assumir toda a responsabilidade para resolver este desastre.
O Presidente dos Estados Unidos da América falou durante uma visita ao estado do Louisiana, onde inspeccionou os danos causados pelo derrame de petróleo na costa americana.