O presidente cessante do Burkina Faso, Blaise Compaoré, no poder desde 1987, foi reeleito com 80,2 por cento dos votos nas eleições presidenciais, realizadas domingo, segundo resultados provisórios hoje(sexta-feira) divulgados pela comissão eleitoral.
Compaoré, 59 anos, foi reeleito na primeira volta do ato eleitoral com mais de 1,3 milhões de votos, segundo afirmou o presidente da Comissão Eleitoral Nacional Independente, Moussa Michel Tapsoba, numa cerimónia pública em Ouagadougou.
O Presidente cessante, que deveria ter exercido teoricamente o seu último mandato, conquistou nas últimas eleições presidenciais, realizadas em 2005, cerca de 80,35 por cento dos votos.
Nas eleições de domingo, os dois principais adversários políticos de Compaoré, o deputado municipal de Dori (norte) Hama Arba Diallo e o líder da oposição Bénéwendé Stanislas Sankara, conquistaram uma pequena percentagem de votos, 8,18 por cento e 6,34 por cento, respectivamente.
O Burkina Faso, que continua a ser um dos países mais pobres do mundo, tem uma população total de cerca de 16 milhões de habitantes, mas só 3,2 milhões estavam registados como eleitores.