O Presidente norte-americano e o secretário-geral da ONU reconheceram hoje a vitória de Alassane Ouattara na segunda volta das eleições presidenciais da Costa do Marfim.
Barack Obama apelou ao candidato derrotado, o actual Presidente Laurent Gbagbo, a respeitar os resultados confirmados ontem pela comissão eleitoral.
No mesmo sentido vão as declarações do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, que deu os parabéns a Ouattara e pediu ao candidato derrotado que contribua para a “paz, estabilidade e reconciliação” na Costa do Marfim.
“O secretário-geral também pede ao Presidente Laurent Gbagbo que faça a sua parte pelo bem do país e colabore numa transição política tranquila”.
A situação no país é confusa. A comissão eleitoral declarou Alassane Ouattara como vencedor das eleições, mas o Conselho Constitucional deu a vitória ao Presidente Gbagbo, alegando casos de fraude eleitoral no norte do país.
O Conselho Constitucional, chefiado por um aliado de Gbagbo, argumenta que rebeldes fieis a Ouattara manipularam os resultados naquela região da Costa do Marfim.