Presidente da África do Sul realça importância do país no continente

zuma0O Presidente sul-africano, Jacob Zuma, saudou o papel que o seu país desempenhou no continente durante no ano passado, declarando que isto era bom presságio para o ano novo.

Na sua mensagem de ano novo à nação, Zuma declarou que o seu país desempenhou um papel essencial no continente africano, através da sua cooperação com os países desenvolvidos e as economias emergentes do Sul e as organizações multilaterais.


"Uma realização maior do nosso país foi a organização com êxito da Conferência sobre a Mudança Climática das Nações Unidas COP17 em Durban. Os quatro acordos políticos passados durante a COP17 são reconhecidos como um progresso significativo no quadro das negociações sobre a mudança climática", declarou o Presidente sul-africano.


Ele acrescentou que a África do Sul acolheu igualmente a Assembleia-geral do Comité Olímpico Internacional (COI).


"Estes dois eventos reforçaram a imagem do nosso país enquanto organizador de primeira classe de mega eventos internacionais", declarou o Presidente Zuma.


Ele convidou cada sul-africano a fazer de 2012 o ano da unidade e da celebração do rico património político do país.


"Temos uma ocasião de expor os êxitos notáveis do nosso país com a celebração histórica do centenário do partido no poder, o Congresso Nacional Africano (ANC), a 8 de Janeiro de 2012", disse.


"O nosso país provou ao mundo que é possível superar o racismo institucionalizado, o ódio, a opressão colonial e o apartheid e construir das suas ruínas uma democracia moderna de que a justiça, os direitos humanos e a dignidade são partes integrantes. Devemos assim utilizar o ano 2012 para celebrar as nossas contribuições individuais e colectivas na instauração da liberdade e da democracia no nosso país para todos, negros e brancos, unidos na nossa diversidade", declarou o Presidente sul-africano.