Os bispos do Ruanda, reunidos em Assembleia Plenária concluíram que, o cultivo de terrenos pertencentes às paróquias, vai ajudar na carência alimentar e à malnutrição que o País esta a atravessar.
A ideia é que cada paróquia tenha terrenos agrícolas de modo a contribuir para a luta contra a fome, isto também em resposta ao convite do Papa Francisco que tem exortado a Igreja a um maior empenho na resolução dos problemas sociais das populações.
Durante a Assembleia os bispos falaram também da forma como vão celebrar no próximo dia 8 de Setembro, nas Diocese de Kigali e Kabgaye, o 25º aniversário da visita de João Paulo II ao Ruanda. Além disso, a Igreja no Ruanda está a preparar-se também para celebrar os 100 anos da ordenação do primeiro sacerdote autóctone. Será um Jubileu Nacional do Sacerdócio, previsto para 7 de Outubro de 2017. São, pelo contrário, iminentes as celebrações dos 50 anos do decreto conciliar sobre a Evangelização Ad Gentes, estando previstas iniciativas em cada uma das dioceses do país: grupos de estudo e meditação sobre o conteúdo desse documento eclesial.
Os bispos terão uma nova reunião plenário em Maio para falarem da educação, família e promoção da paz na região dos Grandes Lagos. A 20 de Junho iniciará na Diocese de Byumba a Semana Nacional da Educação Católica. Na Assembleia de Maio prevê-se também um encontro com os bispos anglicanos do país.