Duas explosões na capital do Líbano sentidas em várias zonas da cidade. Cruz Vermelha do Líbano fala em pelo menos 100 mortos e 4000 feridos, e vários desaparecidos.
"Há muitos desaparecidos, as pessoas estão a pedir urgentemente para que sejam encontrados os seus ente queridos e vai ser difícil procurá-los à noite porque não há eletricidade", disse Hamad Hasan à Reuters. "Estamos a enfrentar uma catástrofe real e precisamos de tempo para quantificar os danos causados", acrescentou.
"É um desastre em todos os sentidos da palavra", lamentou Hasan, enquanto visitava um hospital da capital libanesa para onde estão a ser transportadas algumas das vítimas.
As explosões surgem a dias de ser conhecida, nesta Sexta-feira, a sentença no julgamento dos suspeitos do assassínio do ex-primeiro-ministro Rafic Hariri, em 2005.
O Conselho Superior de Defesa do Líbano recomendou a declaração de estado de calamidade para a cidade de Beirute.
O grupo Hezbollah e Israel já vieram negar qualquer envolvimento nas explosões, Israel inclusivamente acrescentou-se à lista de países que ofereceram ajuda humanitária ao Líbano, com quem não tem relações diplomáticas.