Confrontos fazem 50 mortos na Nigéria

multidaoCombates colocaram frente a frente duas etnias rivais no leste do país.

Pelo menos 50 pessoas morreram em confrontos entre grupos rivais no estado de Ebonyi, na Nigéria, confirmou um porta-voz do Governo.


Segundo as autoridades, os combates ocorreram entre as etnias Ezza e Ezilo e não terão ligação com os recentes confrontos religiosos que têm abalado o país.




"Cerca de 60 pessoas terão morrido nestes actos de violência. É difícil dar um número exacto porque os corpos continuam a chegar", disse o porta-voz.


De recordar que no dia de Natal, pelo menos, 40 pessoas morreram depois de várias igrejas cristãs terem sido atacadas.


Já hoje, o Presidente Goodluck Jonathan decretou o estado de emergência no norte do país e fechou temporariamente alguns pontos da fronteira.


Numa altura em que o Presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, decretou o estado de emergência no norte do país e fechou temporariamente alguns pontos da fronteira.


A medida visa travar a onda de violência por parte dos rebeldes islâmicos, que não poupa os próprios muçulmanos. Ainda ontem quatro pessoas morreram na explosão junto a uma mesquita.


No dia de Natal vários ataques a igrejas cristãs causaram mais de 40 mortos.


A Conferência Episcopal da Nigéria convocou para este sábado uma jornada de oração e jejum pelas vítimas desses atentados.