Manuel José acredita que confrontos em estádio foram organizados

ndiceEmbora não consiga provar a sua afirmação, o treinador do Al-Ahly lembrou que existia um «dístico» no estádio de Port Said em inglês com a frase «Hoje vocês vão morrer todos aqui».

O treinador Manuel José acredita que os confrontos entre adeptos da equipa que treina, o Al-Ahly, e o Al-Masry, de Port Said, que provocaram 74 mortos, foram organizados, mas que não possa apresentar qualquer facto para o provar.


«Há um aspecto importante que frisei e que nenhuma televisão nem no Egipto mostrou é que eles tinham um dístico escrito em inglês, o que é estranho num país árabe num confronto entre duas equipas árabe, com letras garrafais a verde para serem bem visíveis que dizia 'Hoje vocês vão morrer todos aqui'», lembrou à chegada ao Porto, este sábado.


Para o técnico português, «aquilo não era para mim com certeza como pessoas ou para a minha equipa técnica», mas sim «para a imprensa internacional, porque sabiam o eco que aquilo ia ter». «Eles iam para matar as pessoas», sublinhou.


Manuel José recordou ainda o dia destes confrontos, começando por lembrar que jogadores, técnicos e dirigentes do Al-Ahly conseguiram chegar «com maior ou menor dificuldade sendo agredidos pelo caminho» na cabine do clube no estádio de Port Said.


«Eu fiquei no meio daqueles milhares de pessoas. Estava tudo em transe e de cabeça perdida. Tentei chegar ao balneário e não consegui. Voltei para trás e meteram-me numa sala VIP», acrescentou o treinador do campeão egípcio.


O treinador português confirmou ainda a morte de quatro pessoas na cabine do clube que treina e falou de uma «relação estranha» que tem «com o povo egípcio e não só com os adeptos do Al-Ahly» que se reflecte no facto de as pessoas gostarem de si.


Manuel José disse ainda que deseja que o campeonato egípcio não seja retomado, até porque tem «alguns jogadores que estão profundamente magoados» com o que aconteceu. «Vamos deixar acalmar as coisas e depois quando regressarmos vemos o que podemos fazer», concluiu.


Manuel José, que já ganhou 18 troféus ao serviço do Al-Ahly, incluindo seis campeonatos seguidos, deve regressar ao Egipto a 16 de Fevereiro.