O Congresso dos Estados Unidos aprovou, após a última votação na Câmara de Representantes na noite de quarta-feira, o orçamento de 2011 da NASA, que prevê uma verba para o desenvolvimento de voos comerciais e um voo adicional para o programa de nave espaciais.
Os congressistas aprovaram o texto por 304 votos contra 118 durante a última série de votações na quarta-feira, antes do recesso para as eleições legislativas de 2 de Novembro.
O Congresso definiu, com o texto de compromisso entre as duas Câmaras e o governo Obama, um novo enfoque para a NASA para os próximos anos. O orçamento prevê quase 60 biliões de dólares até 2013.
O texto, já aprovado no Senado e que será enviado ao presidente Barack Obama para a promulgação, inclui o lançamento adicional de uma nave espacial em 2011, após os dois voos que ainda restam programados.
Também prevê ajudas ao sector privado para o desenvolvimento de foguetes comerciais para colocar astronautas e cargas em órbita.
O orçamento projecta ainda o desenvolvimento de um novo foguete pesado, crucial para o envio de astronautas a um asteróide ou para Marte, mas também para a Estação Espacial Internacional (ISS).