Israel continua a ofensiva contra alvos do Hamas mas, na noite de sábado para domingo, os raides do Tsahal atingiram dois hotéis utilizados por jornalistas estrangeiros, na cidade de Gaza. Oito profissionais dos media ficaram feridos.
O exército israelita diz ter visado uma antena de transmissão usada pelo Hamas para atividades terroristas.
“É público e notório que este edifício alberga jornalistas. Há logotipos de televisões por todo o lado. Vê-se perfeitamente que é um centro de imprensa”, afirma Muhammad Astal. Este repórter da televisão Al-Quds estava no hotel quando este foi atingido: “Foi um choque, esta manhã, ouvir o roquete a atingir o edifício. Saímos rapidamente.”
Desde o início da ofensiva, na quarta-feira, os raids israelitas já fizeram dezenas de vítimas mortais, em Gaza. A maioria, civis. E mais de 400 pessoas ficaram feridas. Do lado israelita, contam-se 18 feridos e três civis mortos.
Este domingo, um roquete palestiniano atingiu a cidade israelita de Ashkelon, ferindo duas pessoas. E, em Telavive, as sirenes de alarme já tocaram várias vezes, durante o dia.
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, garantiu que está preparado para prosseguir com a operação Pilar Defensivo e irá fazer pagar ao Hamas um “alto preço” pelo lançamento de roquetes contra o território de Israel.