O governo da Síria deverá entregar o programa para a destruição das suas armas químicas nas próximas 24 horas, dias antes do prazo estipulado, anunciou hoje a Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ).
A entrega do programa é a próxima etapa a que Damasco se comprometeu nos termos do acordo russo-norte-americano que prevê a destruição do arsenal químico sírio até ao final de Junho de 2014.
"Esperamos receber nas próximas 24 horas a declaração inicial da Síria sobre o seu programa de armas químicas", disse Michael Luhan, porta-voz da organização, numa conferência de imprensa na sede da organização em Haia.
O prazo para apresentar o programa de destruição termina no domingo.
Uma vez conhecido o programa, o conselho executivo da OPAQ vai determinar, até 15 de Novembro, as datas limite para a destruição do arsenal.
O regime de Bashar al-Assad entregou anteriormente um inventário dos locais de armazenagem e produção de armas químicas, locais que estão a ser visitados pelos peritos da missão conjunta ONU-OPAQ.
Segundo o porta-voz, os peritos da missão inspeccionaram 18 dos 23 locais que têm de visitar até domingo e "procederam a actividades de destruição de equipamentos de produção em todos esses locais à excepção de um".
A chefe da missão ONU-OPAQ, Sigrid Kaag, afirmou na terça-feira que, até agora, o governo sírio "cooperou totalmente" com os peritos em desarmamento.