Os ministros da Agricultura das 20 maiores economias do planeta planejam se reunir em meados de outubro, à margem de uma reunião cúpula alimentar da FAO em Roma, indicaram fontes francesas nessa sexta-feira.
A França também pede a convocação de um Fórum de Reação Rápida (FRR) - estabelecido em 2011 pela cúpula do G20 em Cannes (França) - para coordenar a resposta internacional às ameaças da crise alimentar, de acordo com essas fontes.
No entanto, por agora, apenas "trataremos de um G20 agrícola, aproveitando a presença dos ministros da Agricultura", em Roma, disse a fonte.
A França preside até 2 de outubro o Sistema Permanente de Informação sobre os mercados agrícolas (AMIS), também criado pelo G20 em Cannes, e dependente da FRR.
Os Estados Unidos vão substituir a França por um período de 12 meses.
A missão da AMIS é melhorar a transparência dos mercados agrícolas nos quatro cultivos essenciais para a segurança alimentar: milho, trigo, arroz e soja.
Além disso, a FAO "apoia plenamente" a ideia defendida pela França de constituir reservas estratégicas para lutar contra a volatilidade dos preços das matérias-primas agrícolas, declarou na segunda-feira passada o diretor desta agência da ONU, o brasileiro José Graziano da Silva.