Um empresário de Trieste, no norte da Itália, se instalou na noite de terça-feira na cúpula da Basílica de São Pedro para protestar contra as consequências da Diretriz Europeia Bolkestein sobre seu estabelecimento balneário, informou o Vaticano nesta quarta-feira.
"Marcello De Finizio, um empresário de Trieste e gerente do estabelecimento 'La Voce della Luna', subiu ontem à noite, após 17h00 (10h00 no horário de Brasília), na cúpula (...) para protestar contra a diretiva Bolkestein", indicou o Vaticano em um comunicado.
A diretriz Bolkestein obriga a Itália a colocar em leilão concessões de áreas para comércio em praias outorgadas pelo Estado italiano até 2015.
O Vaticano diz que esta não é a primeira vez que este homem se envolve em uma ação do tipo: em 30 de julho, ele já havia escalado a cúpula para protestar contra esta diretriz.
O empresário, que subiu na tarde de terça-feira na cúpula como um turista, escalou, em seguida, a grade e se instalou em uma das janelas esculpidas que adornam o monumento, onde estendeu uma grande faixa.
"Socorro! Chega de Monti, chega de Europa, chega de multinacionais. Vocês estão matando todos nós. Desenvolvimento? Há apenas uma chacina social", proclama a faixa.
O homem, que passou a noite na cúpula, falou por telefone com representantes do governo, que não conseguiram convencer o homem a descer do monumento.
"Hoje (quarta-feira) uma reunião foi proposta em Palazzo Chigi (sede do governo italiano), mas ele se recusou", disse o Vaticano.