Pelo menos 19 soldados ucranianos morreram no leste da Ucrânia, esta quarta-feira de manhã, dia em que está prevista uma cimeira de paz.
O ataque dos rebeldes pró-russos, nas imediações da cidade estratégica de Debaltseve, também provocou 78 feridos entre os militares de Kiev.
Noutro incidente registado esta quarta-feira, pelo menos duas pessoas morreram na sequência de um bombardeamento que atingiu uma estação de autocarros em Donetsk.
A violência no leste da Ucrânia sobe de tom no dia em que está prevista uma cimeira de paz, em Minsk, a capital da Bielorrússia, que deverá juntar representantes da Ucrânia, Rússia, Alemanha e França.
Bernardo Pires de Lima, investigador do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI), tem expectativas reduzidas quanto a este encontro.
Em declarações à Renascença, Bernardo Pires de Lima alerta para os perigos do envolvimento oficial da Rússia no conflito ucraniano, sobretudo depois de os Estados Unidos terem manifestado a intenção de fornecer armamento ao exército de Kiev.