Durante o encontro, foi destacada a excelente relação entre a Santa Sé e a República Argentina, com mútuo interesse em fortalecê-la ainda mais. Posteriormente, discutiram-se as estratégias do novo governo para enfrentar a crise económica.
O Santo Padre recebeu em audiência na manhã desta segunda-feira, 12 de Fevereiro, no Palácio Apostólico Vaticano, o Presidente da República Argentina, S.E. Javier Gerardo Milei, que posteriormente se reuniu com o cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado, acompanhado por dom Paul Richard Gallagher, Secretário para Relações com os Estados e as Organizações Internacionais.
Relaçoes entre Argentina e Santa Sé e a crise económica no país
Segundo informa uma nota da Sala de Imprensa da Santa Sé, a presença de Milei no Vaticano durou pouco mais de uma hora. Durante os cordiais colóquios na Secretaria de Estado, foi expressa a satisfação pelas boas relações entre a Santa Sé e a República Argentina e o desejo de fortalecê-las ainda mais. Em seguida, abordaram o programa do novo governo para combater a crise económica.
Na continuidade da conversa, foram abordadas várias questões internacionais, em particular os conflitos em andamento e o compromisso com a paz entre as nações.
Troca de presentes
Na habitual troca de presentes, o Presidente argentino doou ao Pontífice o Registo filatélico dedicado pelos Correios argentinos à Mama Antula, uma cópia do documento com o qual o governo argentino credenciou Juan Bautista Alberdi como "Encarregado de Negócios" com o Papa (1854) e alguns doces típicos argentinos.
Por sua vez, o Papa Francisco doou ao chefe de Estado uma medalha de bronze inspirada no Baldaquino da Basílica de São Pedro, volumes dos documentos papais e a Mensagem para a Paz deste ano.