A Conferência episcopal dos Estados Unidos dá uma nova contribuição para a redescoberta da fé e dos vínculos com a comunidade eclesial. Numa nota recente do Secretariado para a evangelização e a catequese do episcopado foram enumeradas dez figuras de santos com breves indicações relativas às suas vidas, para conhecer os seus testemunhos e «para apreciar a história da fé na América».
Intitulado «10 American Saints for the Year of Faith», a lista inclui, em particular, também a beata Kateri Tekakwitha, a primeira pele-vermelha que será canonizada no próximo dia 21 de Outrubro, juntamente com outra beata americana, Marianne Cope. O Ano da fé foi inaugurado com um rico programa de propostas no país. Os bispos publicaram também um decálogo com orientações sobre a participação nos sacramentos, a oração e as actividades caritativas, leituras bíblicas e de textos conciliares.
Entretanto, um instrumento de relações interpessoais muito difundido, como é hoje o telemóvel, está cada vez mais a conquistar espaço para finalidades espirituais. Isto acontece em várias arquidioceses e dioceses, onde estão a desenvolver programas aplicativos para os smartphones, ou seja, os dispositivos móveis mais evoluídos, que permitem transmitir mensagens e vídeos de modo rápido e eficaz. Por ocasião da iniciativa desejada pelo Papa Bento XVI a diocese de Fort Wayne-South Bend pôs à disposição uma aplicação intitulada «o meu Ano da fé», com funcionalidades personalizáveis por cada utente, que visa fazer compreender a fé de maneira mais profunda, aumentar os momentos de oração e incentivar a partilha dos princípios cristãos juntamente com os amigos. O programa para telemóveis inclui também reflexões e notícias actualizadas publicadas em blogs.