Bento XVI recebeu hoje no Vaticano o presidente do Chipre, país que exerce a presidência rotativa da União Europeia, num encontro em que foi destacada a necessidade de respeitar a “liberdade religiosa”, adiantou a Santa Sé, em comunicado.
O Papa e Demetris Christofias abordaram temas de “interesse comum”, em particular “a importância do diálogo e o respeito pelos direitos humanos”.
“Desejou-se que as iniciativas para o diálogo e a paz entre as partes em conflito no Médio Oriente cheguem a resultados positivos, com o contributo da comunidade internacional”, revela a nota de imprensa.
O líder cipriota encontrou-se ainda com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, e com o arcebispo Dominique Mamberti, secretário do Vaticano para as relações com os Estados.
“Não faltou uma resenha da situação na Europa”, adianta o comunicado da Santa Sé, no qual se alude às “boas relações” bilaterais com o Chipre.
Bento XVI visitou a ilha entre 4 e 6 de junho de 2010 para entregar o instrumento de trabalho do Sínodo para o Médio Oriente, que viria a decorrer em Outubro do mesmo ano, no Vaticano.