Uma chamada de todos os cristãos à oração: é o convite lançado pelo bispo anglicano de Down e Dromore, Harold Miller, face à situação de violência que se criou em Belfast nestes dias, depois dos novos conflitos entre unionistas e lealistas. Num testemunho publicado no site da Anglican Communion, o prelado fala «de dias trágicos e difíceis na Irlanda do Norte e, sobretudo, em Belfast», cidade que se encontra precisamente no território da diocese anglicana de Down e Dromore.
Os primeiros tumultos começaram logo após a decisão, votada a 3 de Dezembro pelo conselho municipal de Belfast, de levantar a bandeira britânica no paço municipal da cidade só nalguns dias preestabelecidos. A 6 de Janeiro os lealistas que voltavam de uma manifestação diante do paço municipal foram atacados pelos nacionalistas. A polícia interveio para dispersar a multidão mas os lealistas ergueram barricadas e recusaram-se de abandonar a área ao redor da Lower Newtownards Road, na parte oriental de Belfast, suscitando a reacção das forças da ordem que dispararam alguns projécteis de borracha.
O bispo de Down e Dromore recorda as tensões que se acumularam no passado para indicar a necessidade de promover um forte espírito de reconciliação. «Quantos experimentaram as divisões e as violências passadas na Irlanda do Norte – afirmou – estão profundamente preocupados pelo rumo que a situação tomou actualmente».