Dom Estanislau Marques Chindecasse, foi ordenado este Domingo, pelo Bispo sagrante Dom Gabriel Mbilingue, Arcebispo do Lubango, e como Bispos consagrantes, Dom José de Queiroz Alves, Arcebispo do Huambo e Dom José Manuel Imbamba, Arcebispo de saurimo.
Dom estanislau Marques Chindecasse, Filho de Estanislau Sacapo e de Celina Nafela (naturais do Bailundo),nasceu a 18 de Agosto de 1958, no Bairro de Canhe-Grande, baptizado no dia 18 de Outubro do mesmo ano, pelo padre José Castilho, na missão católica do Canhe.
Ao 15 de Setembro de 1968, recebeu os sacramentos da 1ª comunhão e confirmação na missão católica do Canhe.
Ingressou no Seminário menor do Quipeio aos 21 de Setembro de 1971, então reitor dom Eugénio Salessu.
Em 1977, entrou no seminário maior de Cristo Rei, como seminarista da Arquidiocese do Huambo.
A 22 de Novembro de 1987, foi ordenado sacerdote na missão católica do Canhe, por Dom Eugénio Salessu, então Bispo de Malanje.
Em 1994, parte para Roma para se especializar em filosofia na PUG (Pontifícia Universidade Gregoriana).
Em 1999, conclui o doutoramento com a dissertação”A Liberdade de Deus e do Homem em Luigi Pareyson e Schelling”.
Nesse mesmo ano é chamado a fazer parte do conselho Geral da SVD, por um ano. O XV Capítulo Geral, no ano de 2000, elege-o para um mandato de seis anos e, mais tarde, o XVI capitulo Geral reelege-o para o sexénio 2006/2012.
A 22 de Dezembro de 2012, sua Santidade o Papa Bento XVI, nomeou-o 3º Bispo da Diocese do Dundo. Escolheu como Lema a Passagem do Evangelho de S.João,10,10, sobre o Bom Pastor;
UT VITAM ABUNDANTIUS HABEANT” Para que tenham Vida em abundância” .