Vaticano: Documentário revela primeiras palavras do Papa após a eleição

Vaticano: Documentário revela primeiras palavras do Papa após a eleição

«Sou um grande pecador; confiando na misericórdia e na paciência de Deus, em sofrimento, aceito»

O Vaticano apresentou hoje o documentário 'Papa Francisco', que retrata o período entre a renúncia de Bento XVI e o encontro deste com o seu sucessor, apresentando as primeiras palavras do novo pontífice.

O cardeal Angelo Comastri, vigário geral para a Cidade do Vaticano, revela, com autorização de Francisco, o que este disse ao aceitar a eleição: "Sou um grande pecador; confiando na misericórdia e na paciência de Deus, em sofrimento, aceito".

O documentário inclui imagens e entrevistas inéditas sobre as fases "mais importantes" da mudança de pontificado, desde o dia 11 de fevereiro, quando Bento XVI apresentou a sua renúncia, ao Conclave que elegeu o cardeal Jorge Mario Bergoglio, primeiro Papa do continente americano na história da Igreja Católica, concluindo-se com o encontro entre ambos este sábado, na residência de Castel Gandolfo, arredores de Roma.

A obra produzida pelo Centro Televisivo do Vaticano (CTV) será distribuída com a edição de 2 de abril do jornal italiano 'Il Corriere della Sera', a um custo de 10,90 euros.

O documentário foi apresentado aos jornalistas pelo arcebispo Claudio Maria Celli, presidente do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais, e o padre Dario Edoardo Viganò, diretor do CTV, acompanhados por Ferruccio De Bortoli, diretor do 'Corriere della Sera'.

D. Claudio Celli justificou a realização de um documentário afirmando que no mundo de hoje "as imagens se tornam verdadeiramente ponto de referência contínuo, fazem história".

OC