Com capacidade de acolher três mil pessoas dentro do templo e mais mil no pátio, num total de quatro mil peregrinos. O mesmo Santuário fica localizado na Aldeia Casseche, a 15km da cidade do Uíje, em direcção ao antigo Aeroporto, perto da serra onde jorra água 24h/24h desde o tempo colonial. Com uma população estimada de sete mil habitantes, Aldeia Casseche vai tornar-se num ponto de referência a nível do País e do mundo, em geral, no que tange a visitas de peregrinos. A iniciativa foi do Bispo da Diocese, Dom Emílio Sumbelelo, com o apoio do seu Clero e dos fiéis em geral. A ideia foi bem acolhida pelo povo cristão que na simplicidade de vida foi dando seu contributo material e espiritual para que se materializasse a construção do Santuário.
O Santuário será inaugurado no Sábado, dia 06 de Abril de 2013, pelas 16h00, com a presença de alguns Bispos da CEAST, Governantes, Autoridades Religiosas, Políticas e Tradicionais. E no Domingo 07 de Abril, de manhã cedo, parte em caravana a população juntamente com as Autoridades e com a imagem de Santa Rita transportada numa carrinha aberta da Sé Catedral até ao Santuário. Lá haverá a celebração da Missa pelas 10h00.
Tudo indica que o acto inaugural do Santuário irá albergar mais de Dez Mil peregrinos com propósito de testemunhar e rezar com fé firme no primeiro dia da Missa que vai espalhar o perfume e beleza do amor que a Santa Rita tem para com os seus devotos.
De Cabinda ao Cunene, do Mar ao Leste já estão todos a confirmar a sua presença aqui no Uíje nestes 2 dias que são muito importantes e marcantes na história da Diocese do Uíje e de Angola em geral. Arquidioceses, Dioceses, Paróquias, Movimentos Apostólicos e pessoas singulares querem vir cá ver e participar do acto ímpar e curioso da inauguração de um Santuário. Não é algo vulgar, por isso mesmo são poucos os Santuários que existem em Angola. É bom informar que para se erigir um Santuário tem que se ter a autorização do Santo Padre, o Papa, que redigi o Decreto de Erecção do Santuário. O Sumo Pontífice, segundo o ordenamento jurídico da Igreja Católica, é o único que pode autorizar a construção e abertura de um Santuário.
Santa Rita é uma das santas mais queridas e populares do mundo, sobretudo, pelas mulheres devido a sua intercessão nos casos que, humanamente falando, parecem ser impossíveis de solucionar. Segundo fontes fidedignas, a construção deste Santuário está na base de um caso impossível segundo o testemunho de uma devota angolana, que gastou seu dinheiro em tratamentos médicos em Angola e no estrangeiro sem obter resultados satisfatórios, isto é, engravidar. Tendo ouvido falar do Santuário de Santa Rita de Cássia na Itália, ela foi viajando para aquele País com propósito de pedir à Santa Rita que lhe concedesse, por sua intercessão a Jesus Cristo, um filho, visto ter perdido a esperança desse sonho vir a realizar-se segundo o relatório médico. E caso ela viesse a conceber, iria mandar erguer um Santuário dedicado à Santa Rita aqui em Angola, foi a promessa dessa devota. Mas como a Santa Rita é aquela mulher que trata e soluciona casos impossíveis, em nome da mão poderosa de Deus, ela concebeu milagrosamente e deu à luz um filho ao qual hoje realizou este sonho e promessa à Santa Rita de construir o Santuário. A mesma senhora é natural de Malanje e para nossa surpresa preferiu pedir ao Bispo do Uíje que o Santuário fosse construído aqui na terra do bago vermelho. É assim! Quando se trata de fé e devoção, todos argumentos humanos são incapazes de explicar o grande mistério da fé guardado no coração de cada homem e mulher, como na gíria tem se dito, “contra factos não há argumentos”. Por isso, está aí levantado o maior Santuário de Angola, erguido de raiz e com um estilo moderníssimo que irá ajudar todo aquele que lá for, a aumentar a sua fé e a obter graça sobre graça em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, por intercessão da Santa Rita, a Santa dos casos impossíveis. Vinde e vede como o Senhor Jesus é bom para todos os homens e mulheres. Ele está sempre no meio de nós, usando mãos humanas que vão mostrando o poder de Deus e a sua acção na vida de cada pessoa.
Dizer também que Angola, para além desse novo Santuário, tem os Santuários de Nossa Senhora do Monte (Arquidiocese de Lubango), Nossa Senhora do Monte da Caála (Arquidiocese do Huambo), Nossa Senhora da Muxima (Diocese de Viana), Santuário Santo António de Kifangondo (Diocese de Caxito), São José do Calumbo (Diocese de Viana) e Santuário de Sant´Ana (Diocese de Caxito). Num total de Sete grandes Santuários, a contar com o de Santa Rita, recém erigido. Todos estamos convidados a participar da abertura deste novo templo que serve para aumentar o nosso amor a Deus, através dos milagres que a Santa Rita vai operando na vida de cada um dos seus devotos.