Luta à pobreza material e espiritual

Luta à pobreza material e espiritual

«Os vossos esforços estão a ajudar a combater muitas formas de pobreza material e espiritual presentes na família humana, contribuindo para o crescimento da fraternidade e da paz». Afirmou o Pontífice no discurso entregue aos membros da Papal Foundation, em Roma por ocasião da peregrinação anual.

O Santo Padre recebeu-os na manhã de quinta-feira 11 de Abril, na Sala Clementina, depois do encontro com o primeiro-ministro da República de Moçambique e das audiências ao cardeal de Florença e a alguns bispos da Toscana, o primeiro grupo de prelados que fizeram a visita ad limina com o Papa Francisco.

Dirigindo-se aos componentes da associação caritativa dos Estados Unidos – que surgiu em 1988 com a finalidade de apoiar a missão do Pontífice através de subsídios, bolsas de estudo e obras de caridade – o bispo de Roma manifestou o seu apreço pelas iniciativas promovidas nestes vinte e cinco anos de actividade.

«Contribuístes de modo significativo – frisou em particular o Papa – para o crescimento de muitas Igrejas particulares nos países em vias de desenvolvimento apoiando, entre outras coisas, a formação permanente do clero e dos religiosos, oferecendo ajuda, assistência médica e curas aos pobres e aos necessitados, e criando oportunidades de formação e de trabalho particularmente necessárias».

Significativa para o Pontífice, a celebração do cinquentenário da encíclica de João XXIII Pacem in terris, promulgada precisamente a 11 de Abril de 1963. Eis por que os votos de que o ensinamento do Papa Roncalli possa servir «de estímulo para o compromisso perene da promoção da reconciliação e da paz a todos os níveis. Durante este tempo pascal, no qual a Igreja nos convida a dar graças pela misericórdia de Deus e pela nova vida que recebemos de Cristo ressuscitado – garantiu na conclusão o Papa Francisco – rezo para que possais experimentar a alegria que nasce da gratidão pelos muitos dons do Senhor e possais servi-lo nos últimos dos seus irmãos e irmãs».