Monsenhor Mark Langham, encarregado para o diálogo com os anglicanos do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, e Marie Papworth, porta-voz do Primaz Anglicano de Cantuária, confirmaram nesta segunda-feira: Papa Francisco vai se encontrar no dia 14 de Junho, pela primeira vez no Vaticano, com o Arcebispo Justin Welby.
Será uma visita “breve, di cortesia, não formal” mas “importante”, porque “será a primeira”. A este respeito, em entrevista à Agência SIR, Mons. Langham recorda que o Arcebispo Welby não participou, com os outros líderes religiosos, da missa de início de pontificado do Papa Francisco, no dia 19 de março, em Roma, porque havia sido eleito há pouco e deveria tomar posse dois dias depois.
O encontro do dia 14 servirá ao Papa e ao líder anglicano como “momento para se conhecerem melhor”: “O Arcebispo Welby tem um grande desejo de falar com o Papa para agirem juntos pela justiça e contra a pobreza. Ambos têm no coração os mesmos temas” – declara Mons. Langham na entrevista.
Desde a década de 60, existe a tradição de que recém-eleito, o Arcebispo de Cantuária vá a Roma encontrar-se com o Papa. Justin Welby pertence à tradição mais evangélica do anglicanismo e tem um forte apego à Doutrina Social da Igreja Católica.
No âmbito da passagem por Roma, o arcebispo deve rezar diante do túmulo de João Paulo II e encontrar-se com o Cardeal Kurt Koch, Presidente do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos.