O Serviço Jesuíta para Refugiados (JRS) inaugura nesta terça-feira, 18 de Junho, em Roma, Nova York e Beirute, a mostra fotográfica intitulada "Santuário e nutrição" em vista do Dia Mundial do Refugiado celebrado pela ONU no próximo dia 20.
A exposição fotográfica contará as experiências de refugiados e requerentes de asilo obrigados a fugir de guerras, perseguições e violações dos direitos humanos.
As fotos foram tiradas pela equipe do Serviço Jesuíta para Refugiados que trabalha no Oriente Médio e na Região dos Grandes Lagos Africanos. Em Roma, a mostra ficará aberta até 30 de Junho na Chiesa del Gesù (Igreja de Jesus).
Além disso, de 18 a 21 próximos, um vídeo de 12 minutos que ilustra a vida e as dificuldades enfrentadas pelos refugiados, será projectado das 21h às 2h da manhã na fachada da igreja.
O vídeo e a mostra foram realizados com a colaboração da organização estadunidense sem fins lucrativos Art Works Projects for Human Rights.
O objectivo da iniciativa é aumentar a consciência da opinião pública a fim de que trabalhe em favor dos direitos fundamentais de refugiados e requerentes de asilo, sobretudo no âmbito do acolhimento, alimentação e educação.