O Patriarca de Antioquia dos Maronitas Boutros Bechara Rai consagrou o Líbano e todo o Oriente Médio ao Coração Imaculado de Maria, rezando para que todos os povos da região sejam libertados “dos pecados que levam a divisões, agressões e violências”. O ato solene de consagração aconteceu no último domingo, 16 de Junho, com a oração de uma súplica lida nos final da liturgia eucarística presidida pelo Patriarca no Santuário Nacional de Nossa Senhora do Líbano, em Harissa, na presença do Presidente libanês Michel Sleiman e do Primeiro-Ministro indicado, Tammam Salam.
Ao redor da Basílica reuniu-se uma multidão de fiéis para implorar com o acto de consagração que o País dos Cedros não seja atingido pelos conflitos sectários que estão atingindo a Síria. Durante a homilia, Sua Beatitude Rai associou os muçulmanos ao ato de consagração, lembrando que o Líbano é o único País onde a Solenidade da Anunciação, a 25 de Março, é celebrada junto por cristãos e muçulmanos como festa nacional.
O Patriarca também destacou a urgência de uma reconciliação entre as forças políticas e, em particular, entre as duas coalizões contrapostas – a de 08 de Março e a de 14 de Março -, por ele acusadas de terem comprometido “a imagem do Líbano e sua coexistência”, paralisando as instituições e levando o povo libanês a se envolver no conflito sírio.
O chefe da Igreja Maronita também afirmou seu pleno apoio ao Presidente Sleiman e definiu o exército regular libanês como o único, legítimo “protetor” do Líbano.