A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 selou uma parceria com a ONG internacional WWF (World Wide Fund for Nature) para fomentar a educação ecológica dos jovens e discutir a sustentabilidade do evento.
A ONG vai produzir uma série de cinco vídeos com temas sobre meio ambiente, água, biodiversidade e pessoa, mudanças climáticas e energia sustentável e Amazonas. O objectivo é inspirar na juventude uma consciência ambiental.
Segundo o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, Presidente do Comité Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013, desde o início da preparação, a Jornada é planejada com uma preocupação com a sustentabilidade.
"Há um estudo para que, além da educação ambiental dos jovens, a Jornada seja sustentável. Ela está sendo feita para que seja um modelo para outros eventos. São várias as iniciativas que estão se conjugando em vista deste objectivo", disse o prelado durante reunião com os representantes da ONG no COL, nesta segunda-feira, 24 de Junho.
Além da produção dos vídeos, o WWF vai participar de um painel sobre meio ambiente, religião e juventude no Fórum Social da Juventude durante a JMJ. Organizado pela Pastoral da Juventude e pela Secretaria de Estado da Juventude do Rio de Janeiro, o Fórum vai ser realizado no Espaço Cidadania no centro da cidade. O painel do WWF será no dia 25 de Julho, de 10h ao meio-dia. Cerca de 3mil peregrinos são esperados no Fórum.
O segundo vídeo da série tem como tema a água. Com imagens lúdicas da água, o vídeo busca despertar a noção da necessidade de preservá-la, já que apenas 1% da água do Planeta é potável e está disponível na superfície.
"Elemento mais importante da natureza, ela merece um vídeo próprio e a mensagem de que se trata, agora e sempre, da fonte de vida", explica a nota da ONG. O primeiro vídeo tem como tema o Dia Mundial do Meio Ambiente.