A chegada dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude ao Rio de Janeiro é um marco importante neste mês em que se realiza o evento.
A Cruz e o Ícone de Nossa Senhora chegarão ao Rio no sábado, 6 de Julho, com a programação que começa às 7h. Haverá uma celebração presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, Presidente do Comité Organizador Local (COL), às 17h. As famílias que vão acolher os peregrinos são convidadas a participar da "Festa do Acolhimento".
Os símbolos chegarão às 7h na Igreja de São José, no bairro Santa Cruz. Eles virão da Diocese de Itaguaí. Haverá uma carreata até a Catedral Metropolitana de São Sebastião, no centro. Um dos destaques da programação é a "Festa do Acolhimento", um grande encontro com as famílias acolhedoras dos peregrinos nacionais e internacionais. Além disso, após a celebração, a Cruz e o Ícone sairão em procissão até os Arcos da Lapa para o início, às 19h, do evento "No Coração da Jornada".
O evento "No Coração da Jornada" se realizará nos Arcos da Lapa, centro do Rio de Janeiro, com shows, animação com Djs e depoimentos de jovens.
Para a programação musical, grandes nomes da música católica brasileira e internacional marcarão presença. O cantor costa-riquenho e naturalizado mexicano, Martin Valverde, animará com músicas latinas. O carioca Pe. Omar Raposo e o grupo Sambadorando trarão o samba católico. Olivia Ferreira, Ziza Fernandes, Eliana Ribeiro e a banda Frutos de Medjugorje também marcarão presença.
Dom Orani destacou que a boa acolhida é uma marca do povo carioca. "Eis que, já próximos da Jornada, não só a Cruz, mas também o Ícone de Nossa Senhora chegam a terras cariocas e, pelo calor da acolhida, já temos uma mostra do acolhimento que faremos durante a JMJ, destacando, assim, esse sinal do povo do Rio que acolhe a todos e sabe que em Cristo Jesus está a nossa salvação", disse.
O arcebispo lembrou ainda que a Cruz já percorreu o mundo e foi entregue aos jovens como símbolo da mensagem de Cristo. "Essa Cruz já percorreu quase o mundo inteiro e foi entregue aos jovens para que eles levem a mensagem de Jesus Cristo a todos os povos e nações. Em Setembro de 2011, ela chegou a São Paulo e, a partir daí, percorreu todo o país passando por igrejas, praças, instituições, escolas, universidades, unidades prisionais, comunidades indígenas, entre outros", concluiu o arcebispo do Rio.