Um apelo a todos os cidadãos e líderes nigerianos para renovarem-se e arrependerem-se dos próprios pecados para que o país possa desfrutar da paz, harmonia e convivência pacífica entre as pessoas, independente de suas diferenças. Foi o que expressou o Bispo da Província Eclesiástica de Ibadan, Dom Felix Alaba Job, em um comunicado divulgado ao final da segunda reunião anual com a Oyun - área de governo do sul do país.
Após manifestarem seus desejos aos muçulmanos pelo fim do Ramadã, os bispos dirigiram-se principalmente aos líderes políticos do país para estimulá-los a exercer a “moderação e a iniciar um novo caminho livre de rancor e violência” – também tendo em vista as próximas eleições políticas. A nota demonstra apreço pelos esforços feitos pelas autoridades para proteger os civis da violência dos grupos armados, como o Boko Aram.
Ao mesmo tempo, no entanto, há preocupação em relação às ameaças à vida e ao “inútil banho de sangue” que ocorre em algumas partes do país. Por isso, os bispos reafirmam as críticas da Conferência Episcopal à recente quebra da moratória sobre a pena de morte que estava em vigor na Nigéria desde 2006. Outro tema abordado na reunião foi o tráfico de crianças vítimas do tráfico de seres humanos, da prostituição e outros abusos.
Os bispos de Ibadan pedem que, para crimes como estes, sejam introduzidas leis com penas graves porque, conforme afirmam, “os nigerianos devem esforçarem-se para proteger a dignidade e os direitos das crianças, como prevê a Constituição e o tratado internacional assinado pelo Estado Nigeriano”. Outro motivo de preocupação é a atual controvérsia no país acerca do casamento de menores e homossexualidade. Sobre isso, os bispos dirigem um “apelo a todos os nigerianos para proteger os valores tradicionais do casamento e da família para promover uma sociedade coesa”.
Entre os temas principais da sessão estava também a nova evangelização. A nota releva com satisfação que o Ano da Fé deu nova “energia e zelo” missionário aos leigos da Nigéria. Como evidencia, entre outros fatos, “o grande número de pessoas que estão espiritualmente próximas de Deus através dos Sacramentos, o apostolado bíblico e atividades de Renovação Carismática, Legião de Maria e organizações de caridade”.