Serão cerca de 10 mil, entre fiéis locais e peregrinos, os participantes da Missa que se celebrará em Nazaré no dia 17 de Novembro na conclusão do Ano da Fé na Terra Santa. Sede particular do evento, será o Monte do precipício onde também Bento XVI celebrou no dia 14 de Maio de 2009, durante a sua peregrinação à Terra Santa.
Segundo refere Tzivi Lotan, Conselheiro para os Serviços turísticos da embaixada de Israel, com esta iniciativa se “reforça a colaboração entre Israel e a Igreja Católica e de modo particular com a da Terra Santa, à luz das relações estreitas com o Patriarcado latino de Jerusalém”.
A jornada do dia 17 terá início às 9h da manhã, com um momento de festa animado pelos corais cristãos da Terra Santa, enquanto às 11h o Patriarca latino, Dom Fouad Twal, presidirá a Santa Missa, concelebrada por Dom Rino Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.
Após a celebração, será retomada a festa que envolverá também o centro da cidade onde vários monumentos e santuários ficarão abertos gratuitamente. Estão previstas também algumas permissões para entrar em Israel, concedidas a cristãos provenientes dos Territórios palestinos, e para quem desejasse “também do Líbano, passando pela Jordânia”.
Entre os fiéis presentes, muitos italianos. Foi o que disse Mons. Mario Lusek, Directo do Sector da Conferência Episcopal Italiana para a Pastoral do tempo livre, turismo e esporte, falando à imprensa: “Em Nazaré estarão vários grupos entre os quais o da Unitalsi, da Anspi, do Centro turístico juvenil e do Centro Desportivo Italiano. Peregrinos que desejam ser sinal de proximidade e de solidariedade da Igreja Italiana às comunidades cristãs locais, como disse também o Secretário-geral da CEI, Dom Mariano Crociata, numa carta enviada ao Patriarca latino Fouad Twal.