SECAM realiza no Burundi encontro anual de coordenação sobre Justiça e Paz

SECAM realiza no Burundi encontro anual de coordenação sobre Justiça e Paz

Decorre em Bujumbura o encontro anual de coordenação de Justiça e Paz do SECAM. O encontro começado dia 28 de Outubro, termina dia 2 de Novembro.

Dirigido pelo 2º vice-presidente do SECAM e presidente do Departamento Justiça, Paz e Desenvolvimento, Dom Gabriel Justice Yam Anokye, arcebispo de Kumasi, Ghana, contou na sessão de abertura com as presenças do Núncio Apostólico no Burundi, do arcebispo de Bujumbura e presidente da Comissão Episcopal Justiça e Paz do Burundi, Dom Evariste Ngoyagoye, do secretário geral do SECAM, padre Joseph Komakoma, bem como do ministro do interior do Burundi, o senhor Edouard Nduwimana.

Destaque para a presença do Monsenhor Bernard Monono Muyembe, em representação de Sua eminência Peter Cardeal Turkson, presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz. Monsenhor Bernard apresentou a mensagem enviada por Sua Eminência Cardeal Turkson, onde entre outras coisas se pode ouvir “aquilo que preocupa o SECAM é também aquilo que preocupa o Conselho Pontifício Justíça e Paz”.      

O primeiro dia de trabalhos ficou reservado a auscultação de relatórios das várias regiões. De uma forma geral, os problemas são bastante partilhados. Se num país está de forma reduzida, noutro tem dimensões assustadoras. Questões como mutilações humanas, tráfico humano, emigração (interna e externa), boa governação, justiça social, reconciliação, entre outras trouxeram a sala debates bem participados.

Ruanda, Leste da RDC e o Egipto foram pontos que mereceram constantes referências, pela particularidade que encerram. Foram pedidas informações pormenorizadas sobre a situação no Mali, na Nigéria e no Quénia, neste último por causa dos últimos acontecimentos ligados ao terrorismo.

 O segundo dia ficou marcado pela audiência que Sua Excelência o Senhor Pierre Nkurunziza, presidente da República do Burundi, concedeu aos delegados a este encontro anual. A audiência durou cerca de meia hora e teve lugar no palácio presidêncial.

Para o dia 1 de Novembro, dia de todos os Santos, está marcada uma celebração eucarística com os fiéis de Bujumbura, ocasião que vai ser aproveitada para a apresentação da mensagem saída deste encontro anual. E essa celebração só vai ser possível amanhã, por ser dia de todos os Santos, e ser feriado no Burundi.