Taizé: Encontro europeu tomou conta de Estrasburgo

Taizé: Encontro europeu tomou conta de Estrasburgo

As ruas de Estrasburgo, em França, acolheram com o espírito de Natal as 14 mil pessoas que desde o dia 28 começaram a chegar para participar no Encontro Europeu de Taizé.

“Desde que chegaram os comboios passaram a estar cheios e percebe-se que a população de Estrasburgo está admirada pela forma tranquila como tudo acontece”, conta Lénise Parreira, portuguesa, natural do Algarve e voluntária no encontro que até ao dia 1 de janeiro quer ser uma etapa na Peregrinação da Confiança na Terra, animada pela Comunidade Ecuménica de Taizé.

Entre orações comunitárias nas paróquias de acolhimento, momentos de reflexão individual, partilha em grupos com diferentes idiomas, passeio e workshops, os participantes são convidados a entrar em 2014 com ingredientes de unidade.

“Sente-se que nas paróquias, onde decorrem as orações, os jovens dão um grande contributo, unindo-se às famílias de acolhimento e às comunidades”, refere a jovem portuguesa de 26 anos à Agência ECCLESIA.

Nas orações conjuntas os 14 mil jovens são divididos em quatro espaços pela cidade francesa.

Depois de passagens de ano em diferentes cidades portuguesas e em variados contextos, Lénise Parreira quis aproveitar este tempo para estar “mais próxima de Deus e de outras pessoas que procuram mais de si e da vida em geral”.

“Quis fazer a experiência enquanto voluntária, passar por este encontro e contribuir para que outros pudessem usufruir”.

Natural do Algarve, a trabalhar em Lisboa, Lénise percorreu sozinha a distância da capital portuguesa até Estrasburgo, no leste da França, na fronteira com a Alemanha.

“Como voluntária, quando cheguei integrei o grupo mais extenso de pessoas que se disponibilizaram para ajudar e isso é importante, porque nos sentimos acompanhados”.

As tarefas desta jovem médica passaram pelo acolhimento aos portugueses, por ajudar na tradução simultânea numa palestra que decorreu no Parlamento Europeu e ainda pela realização de entrevistas e pequenos filmes integrando uma equipa de “websudio”.

O Papa Francisco enviou uma mensagem à Comunidade Ecuménica de Taizé que promove o 36.º encontro europeu.

 “O Papa conta convosco para que, através da vossa fé e do vosso testemunho, o espírito de paz e de reconciliação do Evangelho irradie entre os vossos contemporâneos”, escreve Francisco.

A mensagem recorda “com alegria” a passagem deste encontro, em finais de 2012, pela Praça São Pedro, com a participação de milhares de jovens e de Bento XVI, “em particular, da bela oração” que os congregou.

A organização dá conta da participação de “mais de 4500 polacos, 2600 ucranianos, 1400 italianos, 1200 croatas, 1000 bielorrussos, 300 portugueses” que “com os da região francesa da Alsácia e os da região alemã do Ortenau” integram uma nova etapa da peregrinação anualmente organizada numa cidade europeia.

Durante as manhãs do encontro os jovens reúnem-se em “mais de 200 paróquias de acolhimento”, na França e na Alemanha, para momentos de oração e partilha.

Para as tardes o programa propõe vinte temas para reflexão como: “Crise, desemprego, precariedade… precisamos de inventar um novo modelo económico?”; “Justiça e Direitos do Homem: reflexões pessoais sobre o desafio de ser cristão”; “O diálogo ecuménico: para coexistirmos tranquilamente ou para nos deixarmos transformar pelo encontro com outros?”; “A Europa, terra de migrações: como podemos viver melhor juntos?”.

Durante o encontro uma página no site da comunidade vai apresentar o dia-a-dia desta reunião, com testemunhos de jovens e fotografias.