SECAM reunida em Luanda

SECAM reunida em Luanda

O conselho permanente do Simpósio das Conferências episcopais da Africa e Madagáscar, SECAM reúne-se em conselho perante, em Luanda, no Centro de Convenções de Talatona, nesta 5ª Feira, 13 Fevereiro de 2014.

Os bispos e arcebispos do SECAM sob a presidência de Dom Gabriel Mbilingui, atual presidente da instituição estão em Luanda de 13 a 17 de Fevereiro 2014. Os prelados, além das discussões sobre o andamento pastoral da Igreja em África à luz da Africae Munus, vão inteirar-se da vida da Igreja em Angola, conhecida como uma das mais antigas cristandades do continente negro.

«Há localidades do interior do país onde a acção do Estado ainda não se faz sentir e que contam apenas com a presença da Igreja». A afirmação é Dom Gabriel Mbilingue entrevisto pela Ecclesia nesta Quinta-feira quando se pronunciava sobre o trabalho social da Igreja em Angola e em relação a reunião do SECAM.

Na sua alocução, o Presidente da CEAST destacou a colaboração existente entre a Igreja e o Estado, inclusive no cumprimento das leis do país e da acção do Estado.

É primeira vez que o SECAM se reúne em Angola, desde a sua criação