O Papa Bento XVI, concelebra ao lado do papa Francisco na canonização dos Beatos Papas João XXIII e João Paulo II. Pela primeira vez na história da igreja católica, quatro Papas, numa cerimónia em Roma.
A noticia foi avançada este sábado pela sala de imprensa do Vaticano, para antecipar as cerimónias de canonização dos Papas João XXIII e João Paulo II, que arrancam este domingo pelas 8h30, hora de Angola.
Será a primeira vez que Bento XVI celebra ao lado de Francisco numa cerimónia pública, no inédito de estarem dois Papas lado a lado numa celebração.
Bento XVI já tinha aparecido há meses na Basílica de São Pedro no último consistório para eleger novos cardeais, mas a novidade agora é mesmo a concelebração.
Em Roma, vive-se uma verdadeira enchente, com milhares de fiéis polacos a chegarem ao local onde João Paulo II vai ser confirmado santo, tal como milhares de seguidores de João XXIII vindos de todo o mundo.
De Angola várias são as delegações, com destaque a diocese de Namibe e a composta por 30 fiéis pela nunciatura apostólica.
Emoção e muita euforia é o que se vive ao redor da praça de São Pedro, onde foram já encerrados todos os acessos que vão dar ao Vaticano, o que faz com que padres, madres, fiéis cristãos, turistas e o mais curiosos é que até Bispos e Cardeais fazem de Roma uma autêntica cidade de longas caminhadas, acompanhadas ao pormenor pela equipa Ecclesia no local.
Nesse momento 17h45, ninguém se encontra dentro da praça, e as pessoas vão ter acesso a partir das 19h até as 00h hora que encerram e reabrem as 4h até as 6h da manha de domingo.