Na Arquidiocese no Lubango, centenas de fies católicos participam na noite desta quinta feira da procissão de velas, inserida no programa religioso das festas de Nossa Senhora do Monte, festas dedicadas a padroeira desta cidade.
Nesta noite todo o cristão levara consigo uma vela, para simbolizar a grande luz de Cristo. A imagem de Nossa senhora do Monte, será levada do santuário da capelinha e ira pernoitar na sé catedral do Lubango.
Celso Malavoloneka apresenta a trajectória que os fiéis irão fazer as 18h desta Quinta-feira, “ a imagem desce da montanha até a Sé catedral um percurso de mais ou menos 10 km, e permanece lá em vigília, já na Sexta-feira, a imagem saia as 9h em procissão automóvel e percorre até a entrada do complexo de Nªsra do monte e de lá começa a procissão apeada que termina na capela esplanada onde vai acontecer a missa solene presidida pelo Bispo emérito Dom Zacarias Kamuenhu”.
E na manha desta quinta-feira, aconteceu na sala magna do Paço Episcopal da Arquidiocese do Lubango, uma mesa redonda em torno das Festas de Nossa Senhora do Monte.
Em abordagem, este a dimensão religiosa, cultural, social e políticas das festas dedicadas a padroeira da cidade do Lubango, que tiveram o seu inicio à 112 anos, isto em 1902.