Dom Petar Rajic, representante da Santa Sé em Angola fez este pronunciamento na missa que marcou a ordenação Sacerdotal e Diaconal na Arquidiocese de Malanje.
Dom Petar Rajic na sua intervenção disse que as ordenações representam motivo de muita alegria para os fiéis da Arquidiocese de Malanje e é um ganho para a Igreja no Geral.
“ É um grande prazer que estou convosco, para concelebrar nesta santa missa de ordenação e compartilhar as alegrias da ordenação diaconal e presbitéral de 2 jovens desta Arquidiocese”.
O Nuncio apostólico referiu ainda que é um momento de alegria para a igreja local e não só, que com essas duas ordenações cresce ainda mais, “ é um momento adequado para exultarmos e darmos glória louvor a Deus, pelo dom do santo sacerdócio, por chamar o novo diácono Manuel e padre Adelson Fortunato, ao seu serviço na igreja”.
Dom Petar Rajic exortou os recens ordenados a viverem aquilo que realmente ensinarem.
“ o diaconato é o primeiro passo para o empenho do sacerdócio ministerial, embora não seja propriamente ao serviço da ordem sacerdotal, assim serviço da caridade e depois deste é que vem propriamente o 1º grau da ordem sacerdotal que recebemos e ambos os deveres da ordem bem como episcopal, são vocações ao serviço”.
O representante do Santo padre em Angola dirigindo-se aos recém ordenados, pediu para que eles exercendo o ministério da sagrada doutrina agora são participantes da missão de Cristo único mestre, “ ensinai a todos a palavra de Deus, que vós mesmo recebeis com alegria, leiam e meditam assiduamente a palavra do senhor para acreditarem naquilo que já leram, ensinai o que aprendeste na fé e vivam aquilo que ensinaram”.
O representante da Santa sé em Angola prosseguiu falando daquilo que deve ser o perfil de um servo de Deus.
“ que as vossas homilias sigam os corações das pessoas, porque saem dos vossos corações, porque quando lhes dizeis é aquilo que vós mesmo tendes no coração, é assim que se comunica a palavra de Deus e é deste modo que a vossa doutrina será alegria e ajuda para os fieis de Cristo, o perfume da vossa vida será o testemunho, uma vez que o exemplo edifica, mas a palavra sem um paradigma são vazias, são ideias que nunca chegam ao coração e até fazem mal”.