Arquidiocese de Cebu, Filipinas, acolhe de 25 a 31 de Janeiro o 51.º Congresso Eucarístico Internacional (CEI), que tem como tema ‘Cristo em vós, a esperança da glória’.
Os delegados angolanos estão em número de 16 e são encabeçados por Dom Benedito Roberto, Arcebispo de Malanje.
Nos últimos anos a Ásia tornou-se um dos grandes motores do crescimento global económico e sociais. As autoridades eclesiásticas acreditam que o evento poderia tornar-se um espelho da Igreja asiática.
Dom Piero Marini arcebispo italiano, adiantou que o programa é efectivamente de diálogo com “as culturas, tradições religiosas e populações pobres”, de forma natural e óbvia, “é o enredo de reflexões pastorais do texto base.
“O documento reitera que a Eucaristia é fonte e ápice da missão da Igreja e identifica o valor acrescentado oferecido pela celebração da Eucaristia para uma missão empenhada em crescer essas enzimas do diálogo, da reconciliação, da paz e do futuro de que a Ásia está sedenta”, desenvolveu o presidente do Comité para o CEI.
Para o responsável, o congresso vai a Cebu recordar que “a missão é um intercâmbio de presentes entre quem anuncia e receber a mensagem do Evangelho”.
“Vão à cidade berço do cristianismo no Oriente para dar e receber, para evangelizar e ser evangelizados, para falar, mas também para ouvir”, referiu D. Piero Marini.