“ Pai São José ensinai-nos a sermos misericordiosos como o Pai Celeste”, foi o lema da peregrinação Calumbo 2016, que encerrou este Domingo com uma celebração Eucarística, presidida pelo Núncio Apostólico Dom Petar Rajic, concelebrada pelo Bispo Diocesano Dom Joaquim Ferreira Lopes e pelos sacerdotes desta diocese.
Mais de 20 mil fiéis rumaram para este santuário Josefino, dedicado a São José o Carpinteiro e santo de todos os trabalhadores.
Na sua oração homiletica, Dom Petar mostrou-se satisfeito e feliz por estar na peregrinação Calumbo 2016, num dia em que se faz menção ao patrono dos trabalhadores.
“A festa de são José coincide com o dia internacional dos trabalhadores e é momento de recordar todos os trabalhadores que trabalham dia e noite em qualquer tipo de trabalho”
É muito significativo que Deus escolheu um carpinteiro simples para ser o pai biológico de seu filho Jesus, acrescenta o representante da Santa Sé em Angola e São Tomé.
“Hoje em dia a importância de ser pai está em dificuldades muitos homens não querem se casar por causa da responsabilidade tem medo não tem emprego estável para o sustento dos seus filhos, por outro lado aqueles que optam pelo casamento mas tem muitas dificuldades em manterem-se unidos coma as mulheres e os filhos”.
O que as famílias precisam hoje é de pais responsáveis crentes e fiéis a Deus e a família, isso nos encoraja a pensar sobre as nossas famílias e sobre o papel de pai e de mãe na vida das famílias e dos seus filhos, pois é fácil ser pai, mas ser um bom pai hoje é uma tarefa exigente e responsável, adiantou Dom Petar na homilia de encerramento da peregrinação Calumbo 2016.
Uma chamada de atenção, fez o Núncio, ao lixo nas nossas comunidades, para que limpemos o lixo ao nosso arredor.
{flexiaudio}18317{/flexiaudio}